O termo compliance ganhou visibilidade dentro das empresas nos últimos anos. “Estar em conformidade com”, se traduzido ao pé da letra. Compliance significa estar em conformidade com regras/normas, comprometido com a integridade.
Dentro das empresas, compliance significa que a organização se preocupa com a legislação e segue os princípios éticos, preservando sua integridade perante colaboradores, administração e público consumidor.
O departamento de compliance é composto por profissionais atualizados e capazes de monitorar todas as áreas da empresa e assegurar que as práticas ali desenvolvidas, sigam os padrões corretos de conduta.
O compliance é um dos responsáveis por reduzir a exposição e responsabilização da administração geral da empresa sobre os comportamentos divergentes ou ilegais de seus funcionários. Quando bem aplicada, as técnicas de compliance aumentam a eficiência dos colaboradores, pois tornam a relação mais clara, reduz a incidência de fraudes e desvio de recursos, além de evitar riscos de sanções legais, perda financeiras e de reputação.
A vantagem competitiva é outro ganho para empresas que optam pelo compliance. Tornando o negócio mais atrativo, a sociedade também se conscientiza sobre relações de consumo éticas e sustentáveis e opta por organizações que valorizam bons comportamentos e posturas dentro da legalidade.