Se a sua empresa sofre com a inadimplência, saiba que é possível através de soluções reduzir a incidência que faz o seu lucro ser impactado.

Medidas para a recuperação de ativos financeiros:

  • Estratégias personalizadas de acordo com o perfil do devedor;
  • Ações judiciais e extrajudiciais;
  • Análise de títulos de crédito e confissões de dívidas;
  • Treinamento de pessoal para implantação de rotinas de cobrança.

Recuperação de ativos: quando o devedor tenta ocultá-los.

A recuperação dos ativos deve ser criada de forma estratégica e com auxílio de investigação e localização patrimonial que possibilite o êxito no pagamento de uma dívida.

É frequente a tática dos devedores transferirem seus bens para terceiros. Desta forma, o devedor tenta ocultar o seu patrimônio para passar despercebido nas buscas para a cobrança de seus débitos.

No âmbito empresarial, algumas empresas devedoras adotam práticas suspeitas, como o uso de “laranjas”, no caso, pessoas que fornecem seus próprios dados para esconder os dados dos verdadeiros proprietários, tentado ocultá-los para que não haja a cobrança.

Sendo assim, é necessário um trabalho profundo para a recuperação desses ativos, com objetivo de retomar o crédito, identificar possíveis fraudes a credores.

As 3 fases da recuperação de ativos

Se sua empresa tem valores a receber, é imprescindível agir para recuperar os ativos financeiros.

Veja as 3 fases para a recuperação dos ativos:

Fase 1 – Amigável

Inicialmente é criada uma estratégia baseada no perfil da empresa, para que o método da recuperação respeite os princípios da credora.

A partir daí são elaboradas ofertas e condições para a recuperação dos ativos com os devedores de forma amigável.

Para alcançar o resultado satisfatório, é necessário que a equipe de negociação seja experiente.

Fase 2 – Pré-jurídica

 Quando a recuperação não obtém resultado de forma amigável, é necessário avançar para a próxima fase. Diante do cenário, a equipe jurídica atua na confecção de notificações extrajudiciais e relatórios para que a recuperação se efetive antes da tomada de ação jurídica e encurtar os prazos.

Fase 3 – Jurídica:

 No caso da não obtenção da recuperação nas fases anteriores, a equipe de advogados atuará nas medidas necessárias para a recuperação dos ativos financeiros da empresa.

Fale pelo chat de mensagem para falar com a nossa equipe.